Entenda como funciona outsourcing de Telecom e as vantagens para sua empresa
Nesse texto, você irá entender:
- O que é outsourcing de Telecom
- Vantagens de outsourcing de telecom
- Benefícios de locação de smartphones para sua empresa
O outsourcing de telecom é uma prática comum entre empresas que desejam delegar a gestão de sua infraestrutura de telecomunicações a um terceiro especializado, a fim de concentrar seus recursos em seu negócio principal e reduzir custos operacionais.
Hoje em dia, a comunicação é uma parte crucial de qualquer empresa bem-sucedida.
Com o avanço das tecnologias de telecomunicação, as empresas precisam manter-se atualizadas para garantir que possam atender às demandas de seus clientes e permanecer competitivas no mercado.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os celulares têm se destacado como uma ferramenta de comunicação importante nas empresas.
De acordo com o estudo, 83,3% das empresas utilizam celulares, sejam corporativos ou pessoais, para fins de trabalho.
As principais atividades profissionais realizadas por meio do celular são o envio de mensagens, o acesso à internet, o envio de e-mails, a utilização de serviços financeiros e a interação com organizações governamentais.
A pesquisa avaliou o uso das tecnologias de informação e comunicação em 2,8 milhões de empresas brasileiras com uma ou mais pessoas ocupadas, sendo que cerca de 80,8% utilizam o computador e 76,9% fazem uso da internet. Os dados referem-se ao ano de 2010.
No entanto, gerenciar uma infraestrutura de telecomunicações internamente pode ser um desafio caro e demorado. É aqui que entra o outsourcing de telecomunicações.
Continue a leitura e entenda mais sobre o que a terceirização de telefonia móvel, como funciona, os benefícios da locação de smartphones e as vantagens que pode oferecer à sua empresa.
O que é o outsourcing de Telecom?
No mundo dos negócios, é uma prática comum as empresas terceirizarem serviços específicos dentro de sua cadeia de produção para direcionar seus recursos financeiros e humanos para as atividades principais da companhia.
Essa estratégia de gestão é conhecida como outsourcing. O termo outsourcing é frequentemente traduzido do inglês para o português como terceirização.
Atualmente, as empresas podem terceirizar uma ampla variedade de tarefas ou serviços como serviços de tecnologia da informação, atendimento ao cliente, recursos humanos e contabilidade.
Dessa forma, atividades como programação e desenvolvimento de aplicativos, suporte técnico, gestão de recursos humanos e controle de folha de pagamento são realizadas por profissionais externos.
No caso de serviços de telecomunicações, chama-se outsourcing de telecom e envolve a contratação de empresas especializadas, permitindo que a empresa possa se concentrar em seu core business.
Com a terceirização de telefonia móvel, a empresa contrata soluções completas em aluguel de equipamentos, linhas para celulares e planos de dados.
Entre os serviços estão: provedor de serviços de telecomunicações externo, locação de smartphones, serviços de voz, dados, internet e serviços em nuvem, locação de tablets, controle de consumo e dimensionamento do consumo de dados e voz.
Esses serviços de terceirização de telefonia móvel são essenciais para a operação de negócios modernos, mas sua gestão pode ser complicada, exigindo recursos e investimentos significativos em infraestrutura, pessoal e tecnologia.
Na Uniir, o cliente conta com serviços diferenciados como aluguel de telefonia móvel para home office, possibilitando um serviço mais eficaz e vantajoso ao cliente, seja na locação de equipamentos, planos de dados ou locação de smartphones.
Vantagens de outsourcing de Telecom
Foco no cliente é um dos principais benefícios do outsourcing, pois permite que a empresa concentre suas competências em um setor específico, o que gera competitividade no mercado devido à qualidade do serviço desenvolvido.
Ao contratar um serviço de outsourcing, a empresa terá acesso ao que há de melhor nessa área.
O controle dos custos é outra vantagem do outsourcing de telecom, pois muitas empresas não sabem quanto gastam em serviços de telefonia e outros custos desconhecidos.
Com o outsourcing, é possível reduzir esses custos e torná-los mais previsíveis.
Além disso, o outsourcing de telecom permite que as empresas tenham acesso a serviços especializados e com qualidade certificada. Isso garante que a prestação de serviço seja excelente e de acordo com as necessidades da empresa.
A diminuição dos riscos também é um benefício significativo do outsourcing de telecom, pois a empresa contratada assume a responsabilidade pela implementação do projeto de Telecom, o que alivia os gestores e colaboradores dessa tarefa.
Por fim, o outsourcing de telecom proporciona acesso aos recursos mais recentes e avançados do mercado de comunicação e TI.
Isso é especialmente importante porque a tecnologia está em constante evolução e é difícil para as empresas acompanharem todas as atualizações. Com profissionais altamente especializados e dedicados a essa área, a empresa pode contar com o que há de melhor no mercado.
Benefícios da locação de smartphones para sua empresa
Além da mobilidade que a locação de smartphones proporciona à sua equipe, existem outras vantagens significativas que podem ter um impacto positivo no cotidiano da sua empresa. Veja abaixo:
Prolongamento da vida útil
A locação de smartphones estende a vida útil dos dispositivos utilizados pelos seus funcionários. Sua empresa terá acesso a celulares sempre atualizados e com tecnologia de última geração, sem precisar realizar um novo investimento a cada nova tecnologia que chega ao mercado.
Redução de custos
Com a solução completa de locação de smartphones, sua empresa pode fazer um único investimento mensal que inclui não apenas o valor dos aparelhos, mas também uma ampla gama de serviços, suporte e gerenciamento de plano de dados.
Manutenção
Nunca mais perca produtividade devido à falta de aparelhos por causa de manutenção. Com a locação de smartphone para sua empresa, você terá assistência e substituição do celular se precisar de reparos.
Enfim, as vantagens e os benefícios do outsourcing de telecom e da locação de smartphone atende empresas de todos os segmentos e portes.
Essa estratégia empresarial pode ajudar a reduzir custos, aumentar a eficiência e fornecer serviços especializados e com qualidade certificada.
E aí, já conhecia como funcionava o outsourcing da Telecom?
Conheça mais sobre a Uniir, uma empresa especializada em soluções de telecom.