Skip to main content

O que é M2M e para que serve?

Uniir

Uniir

 9 mar, 2021

O que é M2M e para que serve?

A implementação de novas tecnologias faz parte do cotidiano empresarial por meio de várias ferramentas, como o monitoramento remoto, integração de máquinas. Muitas pessoas têm dúvidas quanto às inovações, e uma delas é saber o que é chip M2M.

 

A tecnologia nos últimos anos nos permitiu aliar economia e eficiência na gestão de negócios com alta qualidade e agilidade.

 

Isso porque, por meio da evolução de aparelhos e dispositivos móveis conectados à rede mundial, a transmissão e armazenamento de informações e dados se tornou mais fácil e mais rápida.

 

Entretanto, muitas vezes encontramos dificuldade na comunicação que podem ser causados por diversos fatores externos.

 

Contudo, a comunicação pode utilizar tecnologias avançadas e inovadoras que facilita esse processo, como no caso da comunicação Machine to Machine – isso significa máquina para máquina – também conhecido como M2M.

 

Com a tecnologia M2M, é possível que máquinas criem um padrão e comuniquem-se entre si, permitindo a transmissão de dados capazes de executar instruções complexas de forma automatizada e sem a intervenção humana.

 

Isso significa que os dados coletados remotamente em uma máquina podem ser acessados em outra máquina que esteja conectado a uma rede, mas roteada via servidor de internet.

 

Além disso, o M2M também é responsável pela otimização e automatização dos processos que incluam coleta e tratamento dos dados obtidos onde serão analisados e utilizados pela empresa, para uma tomada de decisão futura.

 

M2M também está relacionado com outra tendência tecnológica: a Internet das Coisas – conhecida com IoT – mas, é um é um subconjunto desse campo com conceitos diferentes pois A Internet das Coisas precisa de M2M, mas o M2M não precisa de IoT.

 

Basicamente, é um conceito mais amplo e a função da IoT de conectar dispositivos entre si junto a internet para o armazenamento de dados, monitoramento ou controle do ambiente, apoiar a tomada de decisão, entre outras.

 

A tecnologia M2M por outro lado, tem uma ação mais pontual e definitiva, muitas vezes com máquinas se comunicando por meio de protocolos próprios de interação.

 

A tecnologia age diretamente com o ponto onde as máquinas usam a rede para a comunicação e através disso, é realizado o monitoramento e o controle de dados sem interação humana.

 

Onde a tecnologia M2M vem sendo utilizada?

A tecnologia pode ser utilizada em muitos locais e se estende ao controle de estoques em armazéns, em que uma máquina de vendas pode fazer uma leitura detalhada do estoque onde o distribuidor tem um controle maior de quando os produtos acabam.

 

É possível utilizar também em cidades inteligentes onde pode contribuir para a melhoria da infraestrutura das cidades, tornando-as melhores para se viver.

 

Pode ser aplicado em semáforos com maior controle do trânsito, iluminação onde se adapta o volume de pessoas passando, dentre outras possibilidades.

 

Na área de segurança é possível garantir a redundância da comunicação para a transmissão das imagens e vídeos para a central de segurança.

 

Neste sentido, a rede GPRS é utilizada por meio do chip de telemetria instalado nas câmeras e demais dispositivos e com isso, mesmo que haja interrupções na comunicação através dos cabos, a comunicação M2M continua por meio da internet móvel e não é interrompida.

 

Dentro do campo da medicina, também é possível utilizar o M2M promovendo a conexão entre os aparelhos médicos e hospitalares integrando sistemas para disponibilizar dados para os médicos em tempo real, incluindo, o monitoramento à distância de pacientes.

 

No agronegócio, a tecnologia oferece as empresas de agricultura maior precisão, por exemplo com o gerenciamento remoto e controle das principais atividades dentro das fazendas e modelos agrícolas.

 

No meio do comércio em geral, restaurantes e bares, instituições privadas aeroportos, também utilizam desta tecnologia.

 

Os terminais P.O.S são dispositivos permitindo transações através dos cartões de crédito e débito.

 

Nas máquinas de pagamento, geralmente há um chip M2M para garantir a comunicação para as transações financeiras, caso o Wi-Fi do local falhe, e também para possibilitar o pagamento via delivery.

 

Benefícios do M2M

Um dos maiores benefícios da tecnologia M2M é melhorar a percepção sobre a empresa e ter reações imediatas aos eventos e imprevistos em tempo real.

 

A tecnologia traz uma eficiência superior, maior e mais fluida a produtividade entre funcionários, maior comprometimento e colaboração e uma mobilidade facilitada para todos os colaboradores.

 

O custo-benefício do M2M é muito grande, tanto pela praticidade que traz quanto pela versatilidade que produz.

 

O M2M pode ser utilizado por empresas de setores variados de inúmeras formas, como por exemplo:

  • O controle remoto de equipamentos, sistemas, e outros dispositivos;
  • Aumentar a produtividade do negócio;
  • Gerir as informações e dados sobre os setores para tomar as melhores decisões;
  • Prevenir problemas futuros em seus dispositivos como uma forma de otimização do tempo;
  • Reduzir riscos;
  • Realizar a gestão do trabalho;
  • Ter mais qualidade, produtividade e automação dentro da empresa.

O chip M2M

O chip M2M está no dia a dia  nos rastreadores das empresas logísticas, garantindo o controle e a segurança de seus bens.

 

Alguns sistemas podem integrar tecnologias telefônicas, como o caso do chip M2M, que se utiliza de diversos tipos de dados, como:

  • SMS e VPN IPSEC +;
  • Autenticação da infraestrutura do cliente;
  • Coberturas 2G, 3G e 4G;
  • CSD;
  • APN única/APN de roteamento/VPN IPSEC/APN privada.

O M2M funciona em junto com outras tecnologias como sensores, RFID (identificação de radiofrequência), Wi-Fi, ligação através da comunicação de celulares e computação autônoma – software com inteligência capaz de ajudar o aparelho, interpretar dados e tomar decisões.

 

A Uniir fornece Chip M2M para o seu negócio, te ajudando a ganhar mais eficiência e inteligência.

 

Inclusive, possuímos uma administração de chip M2M através de uma plataforma exclusiva desenvolvida para assegurar a proteção de seus dispositivos, além de permitir todo o controle de sua clientela.

 

Tenha total controle dos dispositivos do seu negócio e acompanhe simultaneamente as ações realizadas mesmo à distância. Conte com a Uniir para fazer a sua empresa ir mais longe. Solicite um orçamento clicando aqui e comece agora a desfrutar o chip M2M.

Tags:

Publicações relacionadas

Alugar um iPhone: O mercado de smartphones tem avançado a passos largos, e com ele, a necessidade de ter sempre um disp…
Nos dias de hoje, o iPhone não é apenas um dispositivo de comunicação, mas também uma ferramenta poderosa para aumentar…
Com a constante evolução da tecnologia, as empresas têm se deparado com um dilema: como manter suas operações otimizada…
Alugar smartphone tem se tornado uma prática comum entre empresas que participam ou organizam eventos corporativos.  A…
Alugar tablet para treinamentos corporativos pode parecer algo distante da rotina da sua empresa, mas a verdade é que e…
Locação de tablet em workshops pode parecer, à primeira vista, algo distante da realidade de muitas empresas de educaçã…
Usar aluguel de celular em campanhas publicitárias tem sido uma saída inteligente para muitas agências que lidam com pr…
Aluguel de smartphone se tornou uma solução prática e estratégica para agências de publicidade que buscam reduzir custo…
Locação de tablets é uma solução cada vez mais comum para quem organiza eventos, ativações, feiras e ações promocionais…
Locação de smartphones premium é uma solução que vem ganhando cada vez mais espaço entre empresas que desejam unir perf…
Whatsapp