O que considerar antes de terceirizar os serviços de telefonia da sua empresa?

Uniir

Uniir

A transformação digital do local de trabalho é algo que está presente a cada dia e não dá para negar.

Um ótimo exemplo é o aumento de dispositivos móveis e tablets nos ambientes corporativos.

Hoje, um smartphone é fundamental para muitos aspectos da vida pessoal e profissional.

E, sem dúvidas a terceirização de serviços de telefonia móvel é uma ótima ferramenta para lidar com toda essa tecnologia.

Neste artigo vamos conhecer:

  • O que é a terceirização de serviços de telefonia móvel
  • Quais são os principais benefícios da terceirização de serviços de telefonia móvel?
  • Por que optar pela terceirização de serviços de telefonia móvel?
  • Como escolher a empresa ideal?
  • O que é a terceirização de serviços de telefonia móvel?

As empresas buscam melhorar a sua competitividade no mercado, aperfeiçoando a produtividade dos funcionários.

A transformação digital no ambiente de trabalho trouxe a necessidade de acesso remoto aos dados corporativos, isto é, é necessário que todos estejam conectados e acessem as mesmas informações ao mesmo tempo.

Alugar celulares para eventos corporativos, por exemplo, é uma das únicas maneiras de fazer com que todos tenham acesso às mesmas informações remotamente, aumentando a eficiência dos eventos e a troca de dados.

Porém, um dos maiores desafios das equipes de TI é acompanhar centenas de tablets e celulares corporativos, enfrentando demandas cada vez mais sofisticadas e lutando constantemente para proteger informações das empresas e dos funcionários.

Por isso, é necessária a criação de recursos internos para gerenciamento de mobilidade empresarial, exigindo das equipes tempo, tecnologias e conhecimentos específicos.

É aí que a terceirização de telefonia móvel e a terceirização de aparelhos móveis entram em cena.

São denominadas como Managed Mobility Services, no qual um prestador de serviços terceirizado assume alguns ou todos os processos operacionais e de segurança móvel para aprimorar recursos e ampliar a experiência das equipes internas de TI.

  • Quais são os principais motivos para optar pela terceirização de serviços de telefonia móvel?

Mantendo a gestão de mobilidade uma prática interna, as empresas correm o risco de cometer erros e pagar caro por isso.

Principalmente quando se trata do gerenciamento de mobilidade, como escolher a solução EMM correta ou implantar políticas de segurança inteligentes BYOD.

Isso significa eliminar a responsabilidade de aprender as habilidades de uma nova prática, ao mesmo tempo em que obtém vantagens adicionais.

É ideal pensar de forma simples, ter visibilidade, economia de custos e uma boa estratégia.

  • Gerenciamento de operadoras

Além dos dispositivos físicos em si, um dos principais componentes da terceirização de serviços de telefonia móvel é lidar com as operadoras para:

  • Proteger e gerenciar contratos de transportadora favoráveis;
  • Gerenciar os planos de tarifas;
  • Gerenciar os pedidos da forma mais eficiente possível.

Os contratos de operadora são notoriamente voláteis.

É bem diferente de alugar um carro, em que você acabou de assinar um contrato e pode estar um tanto quanto seguro do que vai pagar mensalmente.

A operadora oferece flutuações, e é preciso ter experiência e estar atento à indústria para encontrar o melhor negócio a qualquer momento.

Além disso, os contratos de operadora assumem certo tipo de uso.

Um provedor de serviços de mobilidade gerenciada tem o conhecimento, a experiência e o tempo para permanecer no topo dos contratos de operadora quando sua equipe de TI interna não pode.

  • Visibilidade e relatórios

Você sabe quantas mensagens de texto seus usuários enviaram este mês? Quantos dados eles consumiram? Quantos minutos eles gastaram ao telefone?

As informações de uso que você recebe das operadoras muitas vezes são incompreensíveis.

É tão cheio de ofuscação e ruído que pode precisar de um especialista e de muito tempo (que você não tem) para entender. Porém, se você for tomar decisões sem fio inteligentes, deve entender isso.

Um provedor de serviços gerenciados de mobilidade terá o know-how e as ferramentas de relatórios à sua disposição para eliminar a confusão.

Ele levará suas faturas de operadora e as transformará em relatórios claros e objetivos, que você poderá enviar aos centros de custo com confiança.

Dados sólidos de uso também ajudam a desenvolver bons hábitos.

Quando alguém sabe que seus gastos estão sendo revisados, tende a manter os custos baixos.

  • Quais são os principais benefícios da terceirização de serviços de telefonia móvel?

À medida que a mobilidade corporativa se expande, os recursos necessários para apoiá-la e gerenciá-la também aumentam.

Os fornecedores de mobilidade empresarial melhoram sabiamente suas ofertas para entregá-las como serviços gerenciados. Assim como os integradores de sistemas e as empresas de outsourcing profissionais estão concebendo a mobilidade como uma plataforma de serviços.

  • Conhecimento, processos e tecnologias de melhores práticas

Uma configuração de mobilidade corporativa é muito diferente de um ambiente de área de trabalho tradicional.

A parceria com pessoas que já têm recursos, habilidades e tecnologias dedicadas apoiará aquilo que você é capaz de oferecer internamente com um resultado melhor.

Desenvolver um conhecimento aprofundado de ferramentas de gerenciamento, requisitos de segurança, políticas de usuários móveis, despesas com telecomunicações e muito mais exige um amplo conjunto de habilidades:

  • Equipe de TI mais eficiente e focada;
  • Custo-eficiência de escala e redução de custos;
  • Segurança móvel, segurança de dados e conformidade;
  • Acompanhamento das mudanças tecnológicas.

Se você terceiriza o gerenciamento de mobilidade empresarial ou realiza essas atividades internamente, depende de vários fatores, incluindo a vantagem comercial versus o custo de desvio de recursos internos, assim como o risco de segurança calculado e o risco de perda de dados.

  • Como escolher a empresa ideal?

Antes de escolher qualquer solução específica para as suas necessidades, você precisa fazer uma análise completa dos requisitos.

Considere alguns fatores escolher quem fará a terceirização de serviços de telefonia móvel de sua empresa:

  • Tipos dos dispositivos suportados
  • Gerenciamento de segurança
  • Período experimental
  • Gerenciamento de aplicativos
  • Monitoramento de dispositivos
  • Gerenciamento de conteúdo
  • Suporte e gerenciamento de serviços

Basicamente, você precisa entender e mensurar os prós e contras de qualquer solução de software de gerenciamento de dispositivos móveis antes de decidir se é a melhor opção para a sua organização.

Você precisa considerar o fator de diferenciação fornecido por qualquer provedor de telefonia móvel via outsourcing.

O fator de diferenciação pode ser em termos de custo, recursos ou suporte e serviço.

A Uniir pode oferecer maior visibilidade e geração de relatórios, uma equipe de TI mais eficiente e focada, trabalhando nas principais atividades do negócio.

Além de redução de custos com telefonia móvel e suporte contínuo que é bem importante, não é mesmo?

Operações de segurança e manutenção dos aparelhos também são oferecidas pela Uniir. Além do aluguel de celular para evento corporativo.

Entre em contato conosco agora mesmo para maiores informações.

 

Publicações relacionadas

© 2024 Uniir - Todos os Direitos Reservados - Política de Privacidade