Quais as diferenças entre 4G e 5G?
Diante dessa constante evolução, muitas dúvidas surgem, como por exemplo, quais as diferenças entre 4G e 5G?
Que as redes sociais são indispensáveis para a comunicação e o consumo de conteúdos digitais atualmente, todo mundo já sabe.
Se para o uso informal da internet isso se torna uma preocupação, para o uso empresarial, é ainda pior.
Isso porque são muitas as tarefas administrativas de uma companhia, muitas delas, inclusive, dependentes da internet e de celulares.
Logo, a área de telefonia móvel da empresa merece um olhar cauteloso, mas é possível dedicar atenção a isso sem muitas dificuldades.
Nesse texto trouxemos não só a explicação entre as diferenças entre 4G e 5G como também a melhor forma para que gestores de empresas tenham em seus ambientes corporativos o serviço de dados ideal para sua demanda.
Para entender melhor, continue a leitura.
As diferenças entre o 4G e o 5G
Antes de falarmos das diferenças entre o 4G e o 5G, vale ressaltar o significado do “G” presente no termo.
A letra se refere à “geração” das redes móveis, por isso é mantida enquanto os numerais vão indicando a evolução.
Essa evolução ocorre de forma semelhante ao desenvolvimento e inovação dos aparelhos celulares, que passam por melhorias e chegam ao mercado com novidades para os consumidores.
As redes móveis nos celulares surgiram com o 3G, em meados dos anos 2000, permitindo o acesso a sites, redes sociais e email. Tudo isso pelo celular.
No entanto, sua velocidade era de cerca de 140 kbits por segundo no início.
Somente depois, com um desenvolvimento maior das redes móveis, a tecnologia chegou a média de 40 megabits por segundo, multiplicando sua velocidade em mais de 300 vezes e se tornando presente em praticamente todas as cidades do Brasil.
As diferenças entre 4G e 5G consistem principalmente na diferença entre as velocidades das tecnologias.
Como é de imaginar, o 4G surgiu no início dos anos 2010 e apresentou maior velocidade de conexão, na estabilidade da rede e na transmissão de vídeos em tempo real via aparelho celular.
Sua velocidade chegou a ficar praticamente o dobro do 3G, com aproximadamente 20 megabits por segundo, e a tecnologia também marca presença praticamente no país inteiro.
O 5G por sua vez surgiu recentemente e apresentou uma enorme evolução na velocidade da conexão atual do Brasil: a tecnologia pode chegar a 10 gigabits por segundo.
Essa é a principal diferença entre 4G e 5G, pois essa velocidade de conexão representa um aumento 100 vezes maior que a velocidade do 4G.
Além da velocidade, que facilita a comunicação, compartilhamento de arquivos pesados e o consumo de conteúdos visuais e sonoros como vídeos, áudios e jogos, a tecnologia do 5G permite um número maior de dispositivos conectados à internet.
A presença do 5G em todas as capitais do Brasil era uma meta para até o fim do primeiro semestre deste ano de 2022, logo, há locais em que o 4G ainda é predominante.
No caso de espaços empresariais que precisam contar com a melhor oferta de conexão de internet da região, uma proposta interessante é receber o auxílio de uma empresa especializada em terceirização de telefonia móvel.
Entenda mais sobre a tecnologia 5G clicando aqui.
O que é a terceirização de telefonia móvel
A terceirização de telefonia móvel consiste na prestação de serviços de uma empresa especializada em gerenciar a área de telefonia móvel de companhias para cuidar de demandas como gerenciamento, contratação de planos de dados e voz, além de aluguel de celulares, tablets, notebooks e demais acessórios utilizados no cotidiano da empresa.
A questão do aluguel de celulares é fator importante, pois promove garante essas ferramentas indispensáveis tanto nas demandas internas, no dia a dia dentro das unidades da empresa, quanto para compromissos externos, como feiras, eventos ou reuniões fora do ambiente da companhia.
Além disso, os materiais locados podem ser fornecidos para colaboradores que atuam em home office, formato de trabalho bem aceito pelas empresas atualmente.
Dessa forma, a terceirização de telefonia móvel atende às mais variadas demandas, sem prejudicar o andamento cotidiano do trabalho nem significar um alto gasto para a empresa.
Para somar ao aluguel de celulares e outros dispositivos móveis e seus acessórios, a terceirização de telefonia móvel oferece a contratação e gerenciamento de planos de dados e voz que sejam adequados às atividades da empresa e se encaixem no orçamento.
Além desses serviços, é possível inclusive transferir tarefas de assistência técnica, isso porque, no aluguel de celulares, a manutenção dos aparelhos são incluídos no pacote.
Todos os celulares vêm revestidos com capas e películas protetoras, o que promove conforto ao usuário e proteção do produto.
No que se refere às diferenças entre 4G e 5G, a terceirização de telefonia móvel tem auxiliado proprietários e gestores administrativos na contratação e manutenção de um plano de dados que seja mais adequado às empresas.
Tanto no que se refere à cobertura do sinal regional quanto à velocidade de conexão, já que se trata de um serviço essencial para o bom funcionamento da companhia.
Conheça a Uniir
A Uniir é considerada líder no ramo de outsourcing de telecom e isso se deve a dedicação da nossa equipe em levar os melhores serviços para os nossos clientes.
Entendemos os desafios de trabalhar com comunicação em plena era digital e por isso, atendemos as necessidades do mercado com excelência.
Nossa prioridade é te livrar das burocracias desnecessárias e fornecer serviços de qualidade, atendimento diferenciado e equipamentos modernos.
Ao alugar smartphones, com a Uniir, sua empresa terá praticidade e versatilidade na escolha dos modelos disponíveis, planos de dados, além de uma excelente relação custo-benefício.
Se a sua companhia precisa de alugar celulares, notebooks, tablets e demais aparelhos para tornar sua comunicação mais efetiva, conte com a Uniir.
Para tirar suas dúvidas, alugar equipamentos e conhecer mais sobre nossos serviços, entre em contato com um de nossos colaboradores.