Lixo eletrônico da empresa: saiba como descartar

Uniir

Uniir

Lixo eletrônico da empresa

É muito importante que empresas que dependam de celular para evento corporativo ou outras finalidades, se preocupem com a geração de lixo eletrônico e a forma correta sobre como o descarte deve ser feito.

É preciso ter em mente que esse tipo de lixo abrange muito mais coisas que o celular corporativo: PCs, tablets, máquinas, impressoras e etc.

Esses aparelhos podem conter lítio, mercúrio, chumbo, níquel e uma série de outras substâncias que podem provocar câncer e sérios danos ao organismo humano, aos animais e ao meio ambiente.

A seguir, listamos algumas sugestões para quem ainda não sabe como diminuir o lixo eletrônico com a terceirização de aparelhos móveis ou não tem a mínima ideia de como fazer corretamente. Acompanhe!

 

Devolver ao fabricante

A maioria das empresas de tecnologia fabricantes de aparelhos voltados para o mercado móvel e de informática possuem serviços que fazem o recolhimento do chamado e-lixo. Basta consultar o site da fabricante para saber se esse sistema é oferecido na região e, em caso afirmativo, fazer o agendamento que ela manda alguém buscar.

 

Green Eletron

A Green Eletron é uma iniciativa colocada em prática em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE). O objetivo dessa gestora é trabalhar com a logística reversa de produtos eletrônicos. Dentre os recursos oferecidos temos o chamado Descarte Green, que traz um mapa bem organizado com postos onde são feitas coletas de baterias e pilhas, por exemplo.

 

Doações

Não é porque determinado modelo de aparelho usado nas atividades da empresa não serve mais para ela que não poderá servir para outros. Doar é uma boa saída e, além de tudo, uma boa ação!

Por exemplo, instituições de ensino podem aproveitar os equipamentos para ensinar manutenção aos alunos, ONG’s podem consertá-los e revendê-los em prol da causa, outras entidades podem consertar e doar para quem precisa e até mesmo museus de eletrônica podem se interessar por aquilo que a empresa estaria jogando fora!

Quem sabe é até possível fechar uma parceria com alguma entidade para reaproveitar melhor os aparelhos? Fica a sugestão!

 

Descarte responsável de lixo eletrônico

Equipamentos eletrônicos precisam de uma manutenção frequente para que o tempo de vida útil seja maior. Porém, nem sempre a empresa consegue lidar bem com esse ponto e acaba gerando diversos tipos de lixo eletrônico.

Assim como é possível locar uma série de máquinas e tirar da rotina essa preocupação, também pode ser uma boa ideia terceirizar o uso de dispositivos móveis. Ou seja, no lugar de comprar os aparelhos, não ter como cuidar da manutenção, gerar mais e-lixo do que deveria e não descartar corretamente, a empresa aluga e fica livre de tudo isso!

Além disso, quem trabalha com locação de dispositivos móveis já tem um cronograma a ser seguido e sabe exatamente para onde direcionar o lixo eletrônico gerado.

Por fim, cuidar do descarte correto dos componentes inutilizados do celular corporativo e de todos os outros equipamentos é bom para a percepção pública da empresa. Hoje, as pessoas estão cada vez mais atentas a questões como meio ambiente, geração de resíduos, reciclagem e sustentabilidade. E isso, pode significar um diferencial competitivo no mercado!

Publicações relacionadas

© 2024 Uniir - Todos os Direitos Reservados - Política de Privacidade