5 ações que você deve tomar ao ter o celular corporativo roubado
O uso de celular corporativo é algo muito comum entre os funcionários de empresas. Isso se deve ao fato de que as vantagens desse tipo de celular são inúmeras. Com ele é possível praticamente levar o trabalho para qualquer lugar.
No entanto, é preciso cuidado, pois assim como um celular de uso pessoal, o celular corporativo também pode ser roubado. Você sabe o que fazer se o seu celular for roubado?
Sabe quais devem ser as primeiras providências a serem tomadas especialmente se a empresa tinha locação de celular? Se ainda tem dúvidas em relação a esse assunto, cada vez mais importante hoje em dia, continue lendo o artigo e saiba mais.
O que fazer quando tem o celular corporativo roubado?
Infelizmente, o roubo de celulares é algo cada vez mais comum no Brasil. Mesmo que o funcionário tome cuidado e esteja sempre atento, é praticamente impossível evitar totalmente que isso aconteça. Afinal, até mesmo o caminho de casa para o trabalho se torna vulnerável para esse tipo de situação.
A boa notícia é que existem algumas dicas sobre as providências que você precisa tomar caso aconteça com algum celular corporativo da empresa. Lembre-se de que se a empresa optou por fazer uma locação de celular essas dicas também podem ser levadas em conta.
1. Comunique e bloqueie os acessos
A primeira coisa a ser feita em caso de ter o celular corporativo roubado é comunicar o roubo e pedir para que seja bloqueado todos os acessos do dispositivo o mais rápido possível. Essa ação precisa ser imediata. Dessa forma é possível proteger os dados da empresa!
Procure ter anotado o IMEI do celular, pois este número será necessário para fazer o bloqueio total do aparelho. Sempre guarde esse número do IMEI com você, em sua casa e/ou empresa.
Outra ação imediata que você deve fazer é desvincular as suas contas dos aplicativos do banco. E como medida de precaução sempre utilize uma senha forte de acesso seja com biometria digital ou então com números para dificultar o acesso ao seu aparelho.
2. Faça um Boletim de Ocorrência
Assim como em qualquer caso de roubo, você precisa também fazer um Boletim de Ocorrência. Isso é uma forma de proteger a empresa caso o celular corporativo seja usado para algo ilícito. Em alguns estados é possível até mesmo fazer a ocorrência online.
Essa etapa é fundamental também para comprovar aos responsáveis de onde o equipamento foi alugado.
3. Desconecte as contas
Outro passo é informar ao lugar onde a locação de celular foi feita solicitando para que eles desconectem e bloqueiem temporariamente o acesso aos serviços corporativos de forma remota. Caso alguma rede social pessoal estiver conectada ao aparelho, também é muito importante que seja feita a desconexão remota o mais rápido possível.
4. Mude as senhas
Mesmo que todas as contas tenham sido desconectadas, você precisa alterar todas as suas senhas para maior segurança. Principalmente aquelas ligadas a alguma conta da empresa.
Para isso, use outros dispositivos para acesso ou o computador!
Como você não sabe quem roubou o aparelho, se ele contiver dados sigilosos ou importantes de sua empresa, com certeza terá muitos problemas mesmo depois de resolver a questão do roubo.
5. Tenha o MDM no seu celular
O MDM – Mobile Device Management é uma tecnologia focada em segurança da informação e que pode ser instalada no seu celular. Com ela, você consegue configurar remotamente para, quando o celular acessar a internet novamente, apagar todo o conteúdo do aparelho.
Como você observou ao longo do artigo, mesmo se a sua empresa optou pela terceirização de aparelhos móveis é essencial que todos esses passos sejam seguidos caso o celular corporativo venha a ser roubado.
Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a Uniir e faça a suas perguntas agora mesmo!